Registro de funcionário: veja como fazer de forma correta

O registro de funcionário é um processo obrigatório para qualquer empresa que contrate mais colaboradores. Esse registro, que por muitos é conhecido como “ficha de registro de funcionário” é a única forma de oficializar de forma legal a relação empregatícia da pessoa física com a empresa.

Esse processo pode parecer simples, mas existe uma série de documentos e práticas que precisam ser seguidas para que não haja erros no registro. Visto que o registro de funcionário estabelece a base sólida para uma relação laboral produtiva e satisfatória, toda atenção no processo é pouca!

Neste conteúdo vamos explicar o que é de fato esse registro, quais os documentos necessários e mais! Então, continue lendo para não restar dúvidas e saber como registrar corretamente os colaboradores da sua empresa.

O que é registro de funcionário?

O registro de funcionários é um processo que precisa acontecer em todas as empresas que contratam novos colaboradores. De certo modo, ele faz parte do processo de admissão e é, comumente, realizado pelo departamento de Recursos Humanos (RH).

O processo inicia-se logo após o candidato passar pela entrevista de emprego e todas as dinâmicas que a empresa propor. Quando o candidato é selecionado e aprovado, começa o processo para o preenchimento da ficha de registro.

Para isso, a empresa precisa coletar diversas informações sobre o colaborador contratado. Como, por exemplo, informações da pessoa física e dos documentos necessários para a finalização da contratação do profissional.

É de responsabilidade do contratado enviar todos os documentos necessários para a empresa dentro do prazo estipulado, para que o RH possa dar andamento no processo o mais rápido possível.

Somente após o registro de funcionário o colaborador terá a garantia dos direitos e obrigações previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e poderá ter sua carteira de trabalho assinada. 

Além disso, é através do registro que o funcionário consegue ser inscrito no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e ter acesso aos benefícios que a empresa pode oferecer, como vale transporte, vale alimentação, plano de saúde e mais.

Importância do registro de funcionário para empresas

O registro de funcionários é fundamental para assegurar que todas as partes envolvidas, contratante e contratado, estejam a par de suas obrigações, responsabilidades e direitos desde o início do vínculo.

Além do mais, o registro é um processo obrigatório previsto nas regras da legislação trabalhista brasileira. Além de garantir os direitos do colaborador, esse registro também protege a empresa de possíveis penalidades e litígios trabalhistas. 

O profissional contratado só pode iniciar sua função na empresa depois que esta cadastrar as informações pessoais e profissionais desse trabalhador na plataforma eSocial. Também é preciso que a empresa informe a  data de admissão, tipo de jornada de trabalho, cargo que o colaborador terá, salário, modelo de contrato, entre outros dados.

Documentos necessários

Como citado anteriormente, neste mesmo conteúdo, é necessário que o colaborador entregue uma série de documentos para que a empresa possa formalizar a contratação dentro da lei. 

Existe uma lista de documentos que normalmente são pedidos para fazer o registro de funcionário. Abaixo, você confere quais são!

Documento de identificação

Para contratar uma pessoa, a empresa precisa saber algumas informações sobre a pessoa física. Por isso, são pedidos cópias dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação, atualizada, com foto. Pode ser a Carteira de Identidade Nacional (CIN), Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Título de eleitor.

Além de fotos 3×4 para poder colocar no livro de registro. 

Carteira de trabalho

Quando o colaborador é registrado no regime CLT, é preciso que ele entregue a carteira de trabalho na empresa para que seja feito o registro. 

É na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que estarão registrados dados sobre a função que será exercida pelo colaborador contratado e a remuneração devida pela empresa. 

Algumas organizações já estão aceitando o uso da carteira de trabalho digital. Para isso, o colaborador precisará informar o CPF.

Comprovante de residência

É comum que empresas peçam cópia de comprovante de endereço. Esse documento pode auxiliar a empresa na hora de calcular o vale transporte, por exemplo.

Certidão de nascimento ou casamento

A certidão de nascimento é um documento sempre pedido pelas empresas. Já a certidão de casamento serve para o cadastro dos dependentes em benefícios que a empresa oferece e podem ser estendidos para a família. 

PIS/PASEP

O colaborador deve informar o número do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) para que seja gerada uma reserva financeira para o funcionário.

Carteira de Identidade Profissional

Algumas áreas de atuação precisam de registro no órgão responsável por regulamentar algumas profissões. A empresa pode exigir a Carteira de Identidade Profissional quando esse for o caso.

Certidão de nascimento dos dependentes

Se o colaborador contratado tiver filhos, é preciso enviar cópias da certidão de nascimento dos filhos com menos de 14 anos. Assim, o RH consegue expandir os benefícios para o dependente. 

Certificado de reservista

Quando uma empresa contrata um colaborador do sexo masculino, é preciso que ele apresente o ertificado que comprova o registro no serviço militar na reserva do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica.

Passo a passo para o registro de funcionário

Para tornar o processo de registro de funcionário um pouco mais fácil, compilamos neste tópico um passo a passo do que precisa ser feito. Confira:

  • O primeiro passo é coletar todas as informações necessárias sobre o colaborador e os documentos exigidos para que seja possível fazer o cadastro dentro do prazo estipulado;
  • Faça o cadastro das informações no sistema com muita atenção. Informações erradas ou incompletas podem resultar em problemas futuros, envolvendo até questões legais e administrativas;
  • Se atente ao prazo estipulado por lei para que todas as informações sejam cadastradas no tempo certo. O atraso ou não cumprimento dos prazos pode resultar em multas e penalidades. 

Registro de funcionário Sem Burocracia

Se você tem uma empresa, mas tem dificuldades em fazer o registro de funcionários, saiba que a Sem Burocracia pode te ajudar nesse processo de forma descomplicada! 

Além disso, oferecemos serviços que ajudam na elaboração de folha de pagamento, apuração de tributos a pagar, envios de holerites, eSocial e DCTF Web e mais!

Confira  como podemos ajudar!

Veja nossos conteúdos​

Fale com os nossos especialistas

Caso você tenha dúvida de como podemos ajudar, entre em contato agora mesmo com nossos contadores especialistas.